Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Transformando um arquivo PDF para manuseio no programa Silhouette Studio

Olá Meninas!
 
Depois de um tempinho sumida, estou retomando o blog aos poucos. Estou com muitas idéias, PAP's, coisas bacanas para compartilhar com vocês sobre a ferramenta Studio que é utilizada com a Silhouette SD/Cameo e devo ir fazendo isso por aqui à partir de agora.
O PAP de hoje eu vi em um blog que a minha querida amiga Adines Baratieri me passou e como eu baixo muitos arquivos em PDF esse PAP realmente tem me ajudado muito a poder utilizar as imagens para Print e Cut ou somente para corte. Abaixo vocês poderam ver a minha vesrão detalhada de como transformar um arquivo PDF para manuseio no programa Silhouette Studio. Observem também que o PAP tem muitas outras dicas importantes de agrupamento de imagens, deslocamento de borda, etc.
Espero que todas façam bom proveito!!!
 

Sabemos que o programa Silhouette Studio não abre arquivos com extensão em PDF, para isso é necessário termos um programa que nos permita manusear esses arquivos em PDF transformando-os em arquivos com extensões que o Silhouette Studio possa abrir.
Primeiro precisamos instalar um programinha chamado Bullzip e podemos baixa-lo e instala-lo através desse link: http://www.bullzip.com/products/pdf/download.php. Caso o download não inicie automaticamente, clique no link conforme mostro na imagem abaixo selecionado em azul:
 
 
Após baixar e instalar o BullZip você pode notar que ele aparece na lista das impressoras como se fosse uma impressora.


Utilizando o BullZip

1)      Abra um arquivo PDF normalmente:
 
2)      Agora clique no ícone da impressora na barra de menu e observe que abrirá uma janela com a lista de impressora/impressoras que você tem instalada no seu micro e escolha o BullZip e clique no botão imprimir:
 
3)      Aparecerá uma janela onde você irá escolher o formato do arquivo que você quer imprimir. Escolha entre os formatos que o Silhouette Studio reconhece que são para esse caso as seguintes extensões BMP, JPEG, PNG ou TIFF. Eu escolhi PNG pq a qualidade da imagem se mantém normal:
 
4)      Escolhido o formato que você deseja para imprimir o PDF, você pode escolher também o caminho onde quer que ele salve esse arquivo para você no micro. basta clicar no quadradinho que está em destaque em azul que abrirá uma janela onde você poderá escolher alguma pasta especifica ou a área de trabalho. Recomendo sempre você salvar numa pasta ou então direto na área de trabalho/desktop que ficara fácil encontrar o arquivo:
 
 
Trabalhando o arquivo no Silhouette Studio
1)      Após gerado o arquivo PDF em uma das extensões que o Silhouette Studio consegue abrir (no meu caso gerei em PNG), abra o Silhouette Studio, clique em abrir e vá até o arquivo onde você salvou e abra-o. Lembrando que para conseguir vizualizar arquivos que não são .studio, é necessário pedir para mostrar todos os tipos de arquivos, conforme imagem abaixo:
 
Após selecionar All Files e clicar em OK você conseguirá vizualizar o arquivo em PNG gerado para abrir no Silhouette Studio. Basta clicar no arquivo e ele abrirá em seguida:
2) Notem que o arquivo abriu com um fundo branco:

 
3)      Para remover o fundo brando iremos utilizar a ferramenta de rastreio. Clique no ícone da ferramenta de Rastreio na barra de ferramentas, depois em em Selecionar Área de Rastreio e em seguida selecione as imagens na area de trabalho do Silhouette Studio como mostra a imagem abaixo:
 
4)      Iremos agora trabalhar o filtro das imagens para conseguirmos remover o fundo branco. Retire o Filtro de Alta Frequencia e aumente o Limiar até ficar tudo amarelinho conforme mostra a imagem abaixo:

Obs.: é sempre necessário voce observar como esta ficando o filtro (parte amarela na imagem), pois algumas imagens precisamos ir até 100% e outras menos, não existe uma regra, tem que ir olhando ok.
5)      Após deixar a imagem toda amarelinha e certificar-se de que estão todas as áreas bem filtradas, damos um clique no botão Rastrear e Destacar:

6)      Notem que após clicar no botão Rastrear e Destacar você consegue arrastar o fundo branco da imagem para fora da área de trabalho (arraste para a área cinza) ele irá se mover e você poderá deletá-lo selecionando ele como mostra a imagem abaixo:
7) Agora que você removeu o fundo branco você irá notar que as 6 imagens estão separadas. Você pode imprimi-las apenas ou imprimi-las e corta-las utilizando o Print & Cut: 
 
             8) Quando utilizamos os opções da ferramenta de Rastreio, automaticamente elas já criam o corte em volta da imagem. No caso do Rastrear e Destacar esta criado o corte, porém ele não esta em vermelho. Para ativarmos ele para a Silhouette cortar depois deimpresso na impressora, basta clicarmos na opção de Estilo de Corte (Tesoura) e escolher Cortar Borda:
 
 
Trabalhando Deslocamento de Borda para Print & Cut
Ao imprimir e cortar  como mostra a imagem anterior, corremos o risco de ficar uma bordinha branca deslocada e deixando assim o trabalho com uma pequena falha. Isso acontece pq é quase impossível colocar o papel impresso na base de corte exatamente como esta no programa na mesma posição e mesmo que coloquemos, corremos o risco de ter uma falha minima e dai cortar um pouquinho fora. Para não acontecer isso podemos trabalhar o deslocamento de borda que irá criar uma bordinha branca em volta da imagem toda e dando assim um melhor acabamento no trabalho impresso e cortado.
1) Selecione todas as imagens clicando no botão Selecionar Tudo da barra de ferramentas do rodapé do Silhouette Studio:
 
2)      Clique na ferramenta de Deslocamento na barra de ferramentas superior e em seguida em Deslocar e note que foi criado uma borda externaem volta da imagem:
 
Agrupando Imagem/Corte
Eu costumo sempre agrupar as imagens/corte uma a uma quando termino de trabalhar para não correr o risco de desconfigurar alinhamento, centralização, etc ao mover essas imagens/corte para organizar na área de trabalho e poder imprimir/cortar várias tags na mesma folha.
            1) Selecione a imagem/corte e notem que temos dois riscos em volta de ambas como mostra  a imagem abaixo:
 
 
2)      Clique na ferramenta Agrupar que encontra-se na barra de ferramentas do rodapé do Silhouette Studio e note que ao mover essa imagem após feito isso, tanto imagem como corte estão agrupados:
 
3)      Agora basta você repetir as funções com cada imagem/corte, reorganizar as imagens na área de trabalho do Silhouette Studio, ativar as Marcas de Registro (somente para Print & Cut), imprimir na sua impressora normal e depois cortar na Silhouette SD ou Cameo. No exemplo abaixo optei por utilizar apenas um modelinho das TAGS mostradas anteriormente:
Dica: para ganhar um pouco mais de espaço na folha, é possivel diminuir o tamanho das marcas de registro para 1,0 cm cada borda, somente a borda da Direita que não conseguimos alterar na versão nova do Silhouette Studio 2.5.8.
IMPORTANTE
Após imprimir o seu trabalho com as marcas de registro para o Print & Cut não mova mais os arquivos dentro da área de trabalho, caso isso aconteça, os seus cortes sairam desconfigurados.
 Quando for gerar imagem de um arquivo PDF observe se ele não contém mais de 1 página. Caso o arquivo PDF contenha mais de 1 página é necessário gerar página por página em separado para não ficar carregado o arquivo e não dar problemas na hora de abrir dentro do Silhouette Studio.

Ao utilizar as marcas de registro, certifique-se sempre de observar qual a marca que esta selecionada se é SD ou Cameo. As marcas da SD são 3 cantoneiras e as marcas da Cameo são duas cantoneiras na diagonal da folha e um quadradinho no cantinho superior.

Se você tem a Cameo e vai imprimir na impressora comum em uma folha A4 lembre-se sempre de escolher no programa Studio em Ferramenta de Páginas o papel A4 antes de mandar imprimir.
Esse PAP foi desenvolvido por Janaina Miranda e fica de inteira responsabilidade do usuário o seu manuseio. Lembrando que é proibido divulgar sem mencionar os créditos à autora em qualquer tipo de rede social, blog, página, fóruns, compartilhar com terceiros, etc. Para maiores informações/solicitações, por gentileza, entrar em contato através do  e-mail: janaina@memoriaseternas.com.br.
Obrigada e bom trabalho!

15 comentários:

  1. Janaina!!!!!!!!!!
    Minha Deusa da Silhouette, obrigada pelo PAP!!!!!
    Está perfeito! Muito claro e muito bem explicado!
    ADOREI!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Amiga, fazia um bom tempo que não visitava seu bloguinho, ele está diferente e lindo.
    está de parabéns amiga.
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Espetacular janaina, muitíssimo obrigada.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Amei, Janaína! Sempre quis saber como se fazia isso! Obrigada!

    bjks

    ResponderExcluir
  5. ADOREI!!!
    Mas para aprender mesmo, preciso seguir seus passos e ir fazendo!!!
    Vc poderia pensar em um PAP de como salvar tudo da SIL para um HD externo (ou outro lugar!!) rsrsrs
    Beijocas e muuuuuito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei!!! Me salvou, obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar!! Deu certinho!! bjss

    ResponderExcluir
  8. Obrigada! Pela sua generosidade em disponibilizar essa dica que me ajudou muito. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. muito legal. já fiz passo a passo e já estou usando. valeu....

    ResponderExcluir
  10. Amei a dica!!! Vou colocar em prática!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada! Salvou meu trabalho de hoje. Bjo

    ResponderExcluir
  12. Comigo não deu certo. As imagens com letras aparecem borradas mesmo salvando em PNG :(

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!! Amei!!!